Charles Rennie Mackintosh

2 maio

Acho que todo mundo já deve ter visto esta cadeira em algum lugar, não é?  É a cadeira Hill House, mas o que  pouca gente sabe é que ela foi desenhada em 1914! E o mais curioso ainda, é que ela não foi desenhada para mesa de jantar e sim para ficar próxima a parede, servindo como cabideiro e apoio de quarto! Por isso ela tem um assento pequeno, e o espaldar alto era para decorar a parede com suas linhas quadriculadas tão atuais até hoje. Mackintosh foi um dos primeiros arquitetos a se preocupar com o espaço interno de suas casas e criar mobiliário especial para elas, e foi tambem pioneiro do design moderno! Vejam um ambiente decorado por ele:

Charles viveu na cidade de Glasgow na Escócia durante a revolução industrial! Foi bastante influenciado pelas idéias modernistas e pela arte japonesa como todo o movimento art nouveau da época. Novas técnicas industriais estavam surgindo possibilitando a execução de um mobiliário mais leve e com linhas elegantes! Juntamente com sua esposa e seus cunhados formavam um grupo de designers, onde projetavam estampas, luminárias, mobiliário, etc e influenciaram bastante o design atual. A cadeira abaixo foi desenhada para dividir ambientes:

cadeira Hill House

Realmente depois de observar esta imagens, vocês podem concluir como seu design era inovador para a época, não acham? Abaixo um exemplo da estamparia criada por Charles:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: